Fundada em 1988 pelo Professor Doutor Carlos Garcia, com a designação de APFADA (Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer), a Alzheimer Portugal é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e uma Associação de Doentes.
É a única organização em Portugal, de âmbito nacional, constituída há mais de 30 anos especificamente para promover a qualidade de vida das Pessoas com Demência e dos seus familiares e Cuidadores.
Tem como visão uma sociedade que integre verdadeiramente as Pessoas com Demência e seus Cuidadores e reconheça os seus Direitos e atua de acordo com o principio da Abordagem Centrada na Pessoa com Demência e o respeito absoluto pelo direito à sua autodeterminação.
Como membro da Alzheimer Europe, a ALZHEIMER PORTUGAL participa ativamente no movimento mundial e europeu sobre as demências, procurando reunir e divulgar os conhecimentos mais recentes sobre a doença de Alzheimer, promovendo o seu estudo, a investigação das suas causas, efeitos e tratamento.